segunda-feira, 7 de novembro de 2011

ESTUDO DE CASO

Olá Pessoal...
Já faz um tempinho que a gente não se comunica, não é verdade?

Mas estamos sempre aqui...

Relembrando a última avaliação que vcs fizeram, percebemos na correção que vcs tiveram algumas dúvidas quanto ao cálculo da IG , da DPP, e tambem quanto a terminologia para a descrição da paridade... Pensando nisso, estamos propondo a vcs a realização de um trabalho bem simples o qual podera render alguns pontos na avaliação de vcs (a serem combinados depois com a Efigênia).

Então é o seguinte: ESTUDO DE CASO
Você é enfermeiro de uma UBSF e acaba de receber em sua sala, como demanda espontânea, uma paciente que descobriu-se gestante recentemente e como tal necessita de atenção e cuidados especiais. Relate qual seria sua conduta como enfermeiro e primeiro profissional a atendê-la depois da notícia da gravidez, abordando desde a 1ª consulta de pré-natal, cálculos que julgar necessário, descrição da paridade e demais orientações.
M. M. S. 20 anos, branca, profissão de manicure, casada, cônjuge com 32 anos, que trabalha como vigia. Possui ensino fundamental incompleto (7ª série), natural de Campo Grande-MS, católica. Renda familiar mensal em torno de R$ 900, 00, considera essa renda suficiente para manter as necessidades familiares. Reside em casa própria de alvenaria, com quatro cômodos (um quarto, sala, cozinha e banheiro), seu banheiro localiza-se dentro de casa e possui vaso sanitário e chuveiro elétrico, sua casa não dispõe de rede de esgoto, mas possui fossa séptica. Dorme 8 horas por noite e sente-se descansada com a quantidade de sono que tem. Realiza duas refeições diárias (café da manhã e almoço). Relata que após a gestação tem se alimentado mal devido a intolerância à carne. Nega história de icterícia, cálculo biliar, etilismo, tabagismo, problemas respiratórios, cardiopatias, hipertensão arterial e diabetes.
Relata ser mãe de outras duas crianças, uma nascida de parto normal e outro de cesárea, além de um aborto espontâneo sofrido antes da gestação atual. Data da última menstruação (DUM): 02/09/2011.
Relata aumento da freqüência urinária após a gestação, cefaléia, lipotimias, náuseas, lombalgia e mialgia. Informa que ficou feliz com a gestação, pois a mesma foi planejada.
Tem consciência de normalidade das alterações já presentes ou futuras no seu corpo decorrentes da gravidez. Está feliz com a sua aparência, tem como aspiração ter uma vida estável, considera sua família e seus filhos as coisas mais importantes em sua vida.
À consulta (01/11/2011) a cliente apresentava peso: 70 kg, altura: 1,63m, IMC: 28, 6, PA: 90X63mmHg, P: 80bpm, R: 18mpm e T: 36,8 C.
Como enfermeiro e profissional responsável por esta cliente tome todas as condutas que julgar necessário.
Obs.: Envie seu relatório para o e-mail do blog até dia 25 - 11 -11.
Para o seguinte email: saudedamulherufu@hotmail.com
Bons Estudos!!!

Um comentário: